O Instituto

Histórico

O Instituto Paradigma é uma Organização Social de Interesse Publico (OSCIP), dedicada a desenvolver e implementar projetos com foco na inclusão social de pessoas em situação de exclusão (pessoas com deficiência e dificuldades de aprendizagem) no mercado de trabalho e na educação. 
Com uma equipe de profissionais de diferentes áreas, oferecemos serviços de assessoria especializada com metodologia própria para as empresas, setor público e terceiro setor.
A História do Instituto Paradigma tem marcos significativos, que lhe conferiram a característica da flexibilidade, por acompanhar, participar e acolher as mudanças e desafios do cenário nacional e das localidades onde atua:

1991 - O marco Inicial

Fundação da ABAED (Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente), pela atual Diretora Executiva, Luiza Russo, sendo uma das instituições pioneiras atuando na inclusão social das pessoas com deficiência, para além do atendimento especializado;

2003 - Criação do Instituto Paradigma

A ABAED deixa de existir e é criado o Instituto Paradigma (IP), na condição de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, concedida pelo Ministério da Justiça;

Principais Realizações 

Cinco mulheres recebendo material de trabalho.

 

Participação no Fórum Permanente de
Educação Inclusiva para discutir e
fortalecer políticas públicas para a
Inclusão Educacional.


Realização do Projeto Todos os Cantos que teve como objetivo contribuir com a melhoria da qualificação gerencial e técnica das organizações públicas e do Terceiro Setor comprometidas com a inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Este projeto foi feito em curso é desenvolvido em parceria com a Associação de Ex-Alunos dos MBAs da USP – Universidade de São Paulo.

 

 

Participação no Fórum Mundial de Educação
em São Paulo, atividade promovida pelo
Fórum Permanente de Educação Inclusiva.
Este evento foi organizado para disparar a
reflexão sobre a necessidade de se
construírem políticas públicas que favoreçam
a inclusão educacional das pessoas com deficiência, aglutinando o esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal, das empresas e do Terceiro Setor.

 

 

Participação na elaboração da
Convenção Internacional dos
Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU.

 

Participação no Comitê de Direitos Humanos do
Pacto Global , colaborando com iniciativas nacionais
baseadas nas diretrizes da ONU e coordenadas pelo
Instituto Ethos. O objetivo desta iniciativa era estimular as
empresas a adotarem em seus princípios estratégicos boas
práticas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho,
Meio Ambiente e Combate a Corrupção.

 


Credenciamento como membro da 
Conferência Anual Workability International (WI),
sendo a primeira ONG
brasileira a participar da rede.

 

 

Elaboração de pesquisa de campo no território
nacional sobre qualificação profissional de pessoas com deficiência, estruturando simultaneamente cursos de orientação e qualificação profissional.
O Instituto Paradigma desenvolveu metodologia própria, permitindo a adaptabilidade dos cursos às
necessidades das empresas. O tema abordado
foi Desenvolvimento de lideranças e empreendedorismo de pessoas com deficiência.

 

Credenciamento como
membro da Rede IT4ALL,
Centro CIFAL - Bilbao – Espanha

 

 


Criação do Fórum Permanente de Inclusão Econômica
de Pessoas com Deficiência, em parceria com
8 empresas, Abril, HP, PricewaterhouseCoopers, Serasa,
Vivo, Visanet e Schering. O objetivo desta
iniciativa era fomentar as trocas de experiências
e aprendizagem sobre o tema da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 


Convite para participação do Comitê Gestor do
Selo Paulista da Diversidade, coordenado pela
Secretaria de Relações Institucionais do governo
do estado de São Paulo.


Ampliação da abrangência de atuação do Instituto Paradigma para atender uma diversidade de demandas relacionadas às pessoas em situação de exclusão. São elas: deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, superdotação, dificuldades de aprendizagem ou transtornos funcionais específicos.

 

 

Mudança na missão do Instituto Paradigma
para maior adequação ao atual escopo
do trabalho em execução pela instituição.