Inclusão Econômica

Confira abaixo a listagem de perguntas do canal.

1. Qual legislação faz referência aos portadores de necessidades especiais em concursos públicos? Que providências podem ser tomadas para que nossos direitos não sejam burlados? Cito o exemplo do concurso público que não prevê vagas no edital, é para o cadastro de reservas e quando surge a vaga, o edital ainda prevê que 5% ou 10% das vagas que "existirem" ou "vierem a existir" serão destinadas ao portador de necessidades especiais. O que fazer?
[ Veja a resposta ]
 

2. Como a empresa e seus respectivos gestores podem intermediar a transformação e desenvolvimento do profissional com deficiência, frente a uma possível realidade familiar assistencialistas/paternalista?
[ Veja a resposta ]
 

3. Como devo proceder quando há choque entre a Política da Companhia e a legislação? Exemplo: na empresa que trabalho há uma regra na política em que não podemos criar guetos, fazer distinção entre um e outro etc. No entanto, quando marcamos uma vaga para incluir pessoas com deficiência, caímos no preconceito ao contrário. Como lidar com esta situação?
[ Veja a resposta ]
 

4. Como dou feedback para uma pessoa com deficiência da minha equipe que está com o desempenho abaixo do esperado?
[ Veja a resposta ]
 

5. Como lidar com as limitações físicas, de saúde, deste profissional, já que existem tipos de deficiência que geram necessidade de cirurgias, afastamentos longos, onde isso interfere diretamente no desenvolvimento destas pessoas?
[ Veja a resposta ]
 

6. Como lidar com pessoas com deficiência que têm uma fragilidade emocional, seja por abandono social ou por superproteção da família, e fazê-la superar as pressões cotidianas no ambiente de trabalho e, além de ajudá-las a serem mais produtivas, serem também felizes no trabalho?
[ Veja a resposta ]
 

7. Como lidar com pessoas com deficiência que, embora se candidatem a uma vaga, requerem da empresa um transporte particular na porta de sua casa?
[ Veja a resposta ]
 

8. Como preparar uma equipe para receber uma pessoa com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

9. Como reter os profissionais com deficiência, considerando nosso contexto de varejo (salários mais baixos do que as áreas de serviço e da indústria, trabalho nos finais de semana e feriado, etc)?
[ Veja a resposta ]
 

10. Devo empurrar a cadeira de rodas do meu colega? Como devo me comportar?
[ Veja a resposta ]
 

11. Em minha cidade, existem apenas duas vagas para PNE, sendo que uma delas fica num declive acentuado. O meu carro é adesivado, mas muitas vezes fico sem ter onde estacionar. É que as vagas estão sendo ocupadas por carros sem adesivo e também por pessoas sem deficiência. Falei com a Polícia Militar e com os agentes de trânsito e ouvi que eles não têm condições de vigiar os locais. O que eles devem fazer se encontrarem um carro em desacordo com o uso correto das vagas?
[ Veja a resposta ]
 

12. Existe cota prevista também para Programas de Estágio?
[ Veja a resposta ]
 

13. Muitas empresas disponibilizam recursos financeiros específicos e exclusivos para a contratação de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores (extra quadro-padrão). Quais os impactos (positivos e negativos) para a empresa que adotarem este recurso?
[ Veja a resposta ]
 

14. Muitas empresas justificam a não contratação de pessoas com deficiência pela ausência de profissionais capacitados ou qualificados. Isso faz com que, em geral, vejamos muitos deficientes em posições operacionais, como de atendimento. Como vencer essa barreira da qualificação?
[ Veja a resposta ]
 

15. O enquadramento do profissional com deficiência deve ser feito pelo RH?
[ Veja a resposta ]
 

16. O que devo fazer quando a pessoa com deficiência chega sempre atrasada?
[ Veja a resposta ]
 

17. O que devo fazer quando o empregado com deficiência auditiva se mostra alheio ao grupo/equipe?
[ Veja a resposta ]
 

18. O que precisa ser observado na dispensa do profissional empregado com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

19. O que preciso fazer com os terceiros que prestam serviço na minha empresa quando contrato uma pessoa com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

20. O RH da empresa contratante tem a responsabilidade de acompanhar a evolução da pessoa com deficiência em seu tratamento/recuperação?
[ Veja a resposta ]
 

21. O transporte fretado deve possuir características específicas para deficientes físicos, como apoios especiais, espaços reservado para cadeirantes e plataformas mecânicas que ajudam à entrada e saída do profissional?
[ Veja a resposta ]
 

22. Onde estão os candidatos com deficiência e boa escolaridade?
[ Veja a resposta ]
 

23. Pensando na contratação de pessoas com deficiência, que tipo de treinamento básico é recomendado?
[ Veja a resposta ]
 

24. Posso convidar o profissional com deficiência para participar de treinamentos na empresa? O que preciso fazer para que dê certo?
[ Veja a resposta ]
 

25. Posso perguntar como o candidato com deficiência vai ao toalete? Não é muita invasão de privacidade?
[ Veja a resposta ]
 

26. Posso perguntar para o candidato com deficiência qual é a deficiência quando ela não é tão visível?
[ Veja a resposta ]
 

27. Profissional com deficiência pergunta: Posso participar de recrutamento interno na empresa?
[ Veja a resposta ]
 

28. Quais as deficiências que se enquadram na legislação que define as cotas?
[ Veja a resposta ]
 

29. Quais principais formas de abordagem para sensibilizar gestores, para quebrar eventuais preconceitos e resistências para a contratação de uma pessoa com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

30. Qual é a melhor forma de relacionar com pessoas com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

31. Qual o efetivo papel das empresas na questão educacional/qualificação profissional de uma pessoa com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

32. Qual o papel da empresa ao contratar uma pessoa com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

33. Qual o papel da instituição que prepara jovens para o mercado de trabalho, quando se depara com um jovem capaz e a família nega seu encaminhamento em virtude de receber BPC-LOAS?
[ Veja a resposta ]
 

34. Quando contrato um surdo, um cego ou deficiente intelectual preciso chamar os pais ou esposo(a) para participar do momento da contratação (assinatura do contrato de trabalho e dos benefícios)?
[ Veja a resposta ]
 

35. Quando um funcionário com deficiência sai em licença (maternidade, doença, acidente, etc.) por tempo determinado, devo substituir por outra pessoa com deficiência durante o período de ausência?
[ Veja a resposta ]
 

36. Que tipo de preparo é necessário que a empresa execute para contratar pessoas com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

37. Sabe-se que é necessário um acompanhamento mais próximo dos colaboradores com deficiência para que estes se desenvolvam. Qual seria a melhor forma/metodologia para que isto seja feito, sem que possa parecer “protecionismo” por parte dos seus respectivos gestores?
[ Veja a resposta ]
 

38. Se eu desligar um profissional com deficiência tenho que contratar outro com deficiência?
[ Veja a resposta ]
 

39. Sou funcionária pública e mãe de uma criança portadora de mielomeningoncelehidrocefalia. Existe lei assegurando que eu trabalhe no mesmo horário em que minha filha estuda? Além disso, ganho acima do limite que concede o salário-família. Ainda assim tenho direito a ele por ter uma filha deficiente?
[ Veja a resposta ]
 

40. Sou portador de deficiência física e no período eleitoral me desloquei para a escola onde voto. Ao chegar, fui impedido de entrar pelo portão da garagem, pois o diretor da escola alegou que a Justiça Eleitoral havia proibido a abertura do portão. Tive que pedir ajuda a outras pessoas para subir as escadas da escola, pois os funcionários, juízes eleitorais e a própria PM não me prestaram auxílio. Chegaram a sugerir que eu mudasse de seção e para uma escola que tivesse adaptações. A quem devo reclamar?
[ Veja a resposta ]